Moleton .....




Não se sabe ao certo quando o moleton surgiu, mas parece foi na década de 1920. Enquanto uns atribuem aos irmãos Abe e Bill Feinbloom, da companhia esportiva Champion, em 1925, outros dizem que foi obra de uma empresa chamada Russel Corp. em 1926.


De um jeito ou de outro, quando começou a ser fabricado, o moleton era usado para fins esportivos. Tanto para aquecer esportistas, antes e depois dos jogos, como para substituir  os casacos de lã. Há registros que dizem que idéia do material era conter o suor do corpo. Logo, os casacos feitos de moletom se popularizaram entre os jogadores de futebol, sendo rapidamente copiados pelos jogadores de beisebol. Pode ser ainda que os primeiros casacos de moletons tenham sido usados por pescadores ingleses ou trabalhadores de depósitos em Nova York, como proteção do frio aliada à praticidade.

Na década de 1960, começou o boom de camisetas e moletons de universidades nos Estados Unidos, e a gente sabe que, por lá, a moda utilitária, prática e confortável sempre foi forte. Depois, nos anos 80, a peça na cor cinza e mais larga foi popularizada pelo filme “Flashdance” (quem não lembra?).






Segundo Sass Brown, professor de história da moda no Fashion Institute of Techonology em Nova York, o moletom está na mesma categoria do jeans e das camisetas. “Não há tantos itens na moda que tenham durado tanto e tenha apelo para tantas pessoas como o moletom”, diz ele. “É barato, universal, quente, versatil e confortável”, completa.

Lá pela década de 1970, com a ascensão da cultura do hip-hop, o moletom com capuz, também conhecido por hoodie, começa a se popularizar. E sua “fama” só cresceu com os skatistas, os surfistas, os rappers…

Na década de 1990, grandes estilistas começaram a trabalhar a peça, e nesta década, mais especificamente nesta temporada, não podia estar mais em alta no Brasil.

Aí chegamos nos dias de hoje, onde personalidades como Jéssica Biel e Rihanna usam o tão famoso moletom com tanta graça e estilo como se estivessem usando uma alfaiataria. É aí que tomamos consciência que o moletom faz parte da moda desde sempre.




Alguns dos nossos moletons:












Agora é só correr para a loja mais próxima e entrar nessa moda....


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Fitness Brasil 2011

Ação Consultoria Pacific Beach ...

Óculos "MUST HAVE" do VERÃO!